Pesquisar este blog

Carregando...

Corpo

Mal cheiro nos pés e axilas? Acabe com isso já !

Sabe-se que a pele negra possui um número maior de glândulas sudoríparas ativas por unidade de área. Portanto está mais suscetível a quadros de hiper-hidrose.



O que é hiperhidrose?

O corpo humano possui mecanismos para regular sua temperatura e necessita transpirar mais ou menos conforme a temperatura ambiente, ou como forma de eliminar calor quando praticamos exercícios físicos. Eventualmente, há uma disfunção desses mecanismos e teremos então a hiperidrose. Ela ocorre em cerca de 1% da população, trazendo importante desconforto a essas pessoas do ponto de vista social. O indivíduo tende a se retrair, pois se constrange ao contato físico com as pessoas e um simples aperto de mão torna-se um problema. Há dificuldades profissionais ao manusear papéis e outras atividades.


Hiperidrose Primária - Tratamento cirúrgico, hoje realizado por uma técnica chamada Simpatectomia Torácica

Os tratamentos clínicos disponíveis (como uso de adstringentes, botox, talcos, antiperspirantes e o tratamento medicamentoso) são falhos na medida em que não são definitivos, alguns são desagradáveis e mais dispendiosos quando é necessário repeti-los periodicamente.

Escrevi um pouco sobre hiperhidrose porque sei que a maioria das pessoas que sofre de sudorese excessiva, também enfrenta problemas com os odores dos pés e axilas, mas se você não está disposta a se submeter à cirurgia, ou a tratamentos caros e ineficazes; cuide-se em casa com dicas simples. Não tenha vergonha, e seja feliz!

Acreditem em mim, pois eu tenho hiperhidrose, e até cheguei a pensar na cirurgia, mas quando conversei com o médico, achei arriscado demais. Aprendi exatamente como me cuidar , e não sofro mais com isso.

Se você se interessar pela cirurgia, procure um bom cirurgião torácico, ele lhe dará todas as explicações necessárias, para que você possa decidir.

Ninguém gosta de falar no assunto, muito menos assumir que tem. Mas, que o mau cheiro nos pés e axilas causa constrangimento, não se discute.

As dicas abaixo servem também para as axilas, mas ao invés de banho de imersão com chá preto, você deve fazer compressas com o chá.


Lavar os pés com sabonete bactericida ameniza o problema

Assim como o odor nas axilas, o cheiro desagradável nos pés é resultado da ação das bactérias em contato com suor.

Por isso quem transpira muito (as ansiosas fazem parte deste grupo! tem maior chance de apresentar o problema. O chulé não tem tratamento definitivo, mas dá para amenizar o quadro com algumas medidas preventivas. Lavar os pés com sabonete bactericida é uma delas. Também prefira vestir meias de algodão, as sintéticas (quem não pode dispensar as de nylon, deve usar sempre uma limpa) e alterne sapatos fechados (tênis também), deixando-os respirar por um dia. Vale lembrar ainda que tênis sem meia é chulé na certa.


Banho de imersão com chá preto diminui o suor

Controlar o suor nos pés é uma das maneiras de reduzir o mau cheiro. Algumas substâncias ajudam a diminuir a sudorese de forma temporária. É caso do formol e do bicarbonato de sódio, que podem ser usados em fórmulas manipuladas. Em casa recomendo um banho de imersão com chá preto. Ele contém tanino, princípio ativo que estabiliza o ph das glândulas sudoríparas . Prepare o chá normalmente , como se fosse beber , e espere esfriar. Mergulhe os pés nesta mistura por cerca de 20 minutos. Faça o ritual de Três a quatro vezes por semana.

Use talcos ou desodorantes que combatem as bactérias nos pés, existem bons produtos no mercado.

Para as axilas o melhor produto que existe no Brasil é o de desodorante Rexona Clinical. Ele realmente cumpre seu papel!(é o que estou usando).

Na caixa contam as instruções de uso. Ele te deixa cheirosa o dia todinho .


Aprenda a escolher o seu perfume

Para escolher bem um perfume, não basta saber as famílias olfativas.


Você precisa descobrir a sensação que cada uma delas (floral, cítrica, frutal, amadeirada ou oriental) é capaz de despertar. Se você adoraria ser envolvida por um buquê de lírios, fique com os românticos perfumes florais, feito de flores como a rosa, o jasmim e o lírio branco;

Quem gosta de ficar com cheiro de banho o dia todo deve optar pelos cítricos muito frescos, pois misturam em sua composição; folhas, ervas e frutas cítricas.

Já os amadeirados são densos e masculinos, misturam cedro, sândalo ou outras madeiras.

Os frutais que misturam principalmente; baunilha, melancia, pêssego e bergamota, são para quem gosta de odores bem doces, aromáticos, e os orientais que lembram o odor de chás, couro, madeira, especiarias, patchuli, e almíscar evocam o mistério, a meditação.

Particularmente eu adoro os florais e atualmente estou usando o Surreal Garden ( este da foto) é uma delícia !

Como fazer Drenagem linfática em casa

A drenagem linfática combate a celulite.



Nada mais desagradável do que você se deparar com a celulite no verão, quando a estação pede roupas menores, e ter vergonha de colocar um biquini por causa dela. Saiba que a drenagem linfática é uma forma de combater a tão indesejável celulite que insiste em aparecer onde você menos quer. Com ela é possível eliminar toxinas e conseqüentemente a celulite visto que também é uma toxina.
A drenagem linfática consiste em uma massagem que estimula o sistema linfático a trabalhar em um ritmo mais acelerado. Por esse processo evita-se a formação de nódulo, pois varre as toxinas e ajuda a desobstruir os canais da pele. Colabora também com a eliminação de líquidos que criam inchaço e ainda com a oxigenação da pele, deixando-a mais macia e saudável. Esta massagem além de romper as celulites, faz com que as mulheres percam medidas e modelem o corpo, costumando ser muito indicada no período de gravidez e sendo aplicada em várias partes do corpo. Veja o vídeo de como fazer drenagem linfática , na página "VÍDEOS" .



Bandagem para reduzir medidas

A bandagem crioterápica é um tratamento que ajuda a reduzir medidas, mas ela não faz efeito sozinha é um coadjuvante de outros tratamentos, como a drenagem linfática.


A bandagen crioterápica associa ingredientes como mentol, cânfora e álcool etílico, de efeito térmico, que resfriam a pele vários graus abaixo da temperatura corpórea. Com isso há uma contração momentânea do volume corporal. Ao mesmo tempo os sensores térmicos (existentes nas extremidades da pele) enviam uma mensagem para o hipotálamo a fim de que o organismo restaure a condição de normalidade da temperatura. Daí , acontece um aumento de atividade de circulação periférica , que é benéfica , pois melhora a oxigenação e ativa o metabolismo cutâneo até a hipoderme , camada da pele em se encontram os depósitos de gordura , favorecendo a eliminação.
Esta técnica é muito usada em clínicas de estética ,mas você pode fazer em casa usando um gel redutor industrializado, comprado em farmácia ou loja de cosméticos.


Como fazer:

1-Umedeça o corpo com uma toalhinha molhada. Faça uma esfoliação com a seguinte mistura: 1 xíc.(chá) de aveia em flocos + 1 copo de iogurte natural .Pegue pequenas quantidades do esfoliante e aplique-o , em movimentos circulares .A remoção de células mortas facilita a penetração dos princípios ativos do gel na pele .


2 - Com a ajuda de um pincel macio ou de uma esponja, passe gel redutor (uma camada generosa) na área a ser tratada.


3 – Enrole uma faixa de crepe (atadura) que deve ficar firme sem apertar. Deixe agir por 40 minutos .
O gel pode ultrapassar a bandagem, por isso use uma camiseta velha ou biquíni enquanto espera.
Retire a faixa e tome banho normalmente. Repita a operação no mínimo , três vezes por semana .


Adeus pelinhos!

Fazer depilação não é a coisa mais delicada e deliciosa do mundo, mas a sensação depois de eliminar os pelinhos é ma-ra-vi-lho-as!Não é possível impedí-los de voltarem a crescer. Que pena! Mas dá para passar pela sessão “tortura “sem tanto sofrimento. Mais uma vez a esfoliação entra em cena .O ideal é fazê-la antes da depilação para evitar que os pêlos encravem, pois os pêlos encravados podem comprometer todo o visual . Para fazer em casa, se você não tiver um creme esfoliante, use açúcar mascavo e mel. Sua pele vai ficar lisinha .È só misturar os dois ingredientes até formar uma pasta e aplicar em movimentos circulares.

ads

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...